Já lá vão quase duas décadas em que, ano após ano, Coimbra se converte por uma semana, numa cidade ainda mais mágica. O Festival Internacional de Magia de Coimbra é a mais antiga inciativa realizada em Portugal no âmbito da Arte Mágica e exclusivamente dirigida ao público em geral. Da responsabilidade do pelouro da cultura da Câmara Municipal de Coimbra, nasceu em Julho de 1992 pela mão do mágico conimbricense Hortiny (José Carlos Gomes) e viria a ser retomado em 1998, sem interrupções a partir desse ano, integrado num conceito mais abrangente e que inequivocamente se afirmou sob a designação de Encontros Mágicos.
Os Encontros Mágicos são, assim, uma organização da Câmara Municipal de Coimbra, com o apoio do Teatro Académico de Gil Vicente e a chancela de “superior interesse cultural” do Ministério da Cultura, a única alguma vez atribuída a um festival de magia. A produção e direcção artística é assinada por este V. amigo e sua equipa.
Os Encontros Mágicos são especiais. A arte mágica celebra-se em Coimbra de uma forma absolutamente singular. A magia chega a todas as idades, a todos os estratos sócio-culturais ou económicos. A arte de criar ilusões desafia todos de forma indiferenciada, seja nas ruas, nas praças, nos jardins, no Teatro Académico de Gil Vicente, ou nas visitas ao Estabelecimento Prisional ou ao Hospital Pediátrico. É assim há anos. Em cada edição o número de espectadores vai subindo. Entre habituais e novos fans, a semana dos Encontros ganha forma nas múltiplas, e por vezes improváveis, experiências de cada um de nós com cada um dos “mestres” que visita Coimbra em cada edição.
Das cinquenta e duas semanas que compõem cada ano, só uma delas é capaz de nos fazer acreditar no impossível. Os truques utilizados por cada mágico nas suas ilusões são, pelos públicos, convertidos em momentos de pura magia onde o único limite é a imaginação de cada um que a ela assiste. É por isso que não podemos deixar escapar esta semana, temos que a viver com a maior intensidade e em toda a sua plenitude. Há muito que se perdeu a noção de “espectáculo familiar”. Essa designação quer dizer quase sempre, hoje em dia pelo menos, espectáculo para crianças acompanhadas por pelo menos um adulto. A semana dos Encontros Mágicos nada tem a ver com isso, ela possibilita uma verdadeira comunhão cultural, plena de experiências, onde todos podem ir, voltar e recordar juntos.
O código que abaixo se reproduz leva-nos à página do Facebook dedicada aos Encontros Mágicos. Fica aqui o desafio, partilhem o V. olhar com todos quantos a visitam. Vamos converter este canto da internet no local onde registamos e partilhamos com o mundo e para futuro, os momentos vividos durante o 15º Festival Internacional de Magia de Coimbra. Vemo- -nos por aí...
“Desde Julho de 1992, a fazer sonhar centenas de milhares de pessoas… ”
Comentários (4)
https://www.rebelmouse.com/thetruthaboutfatburningfoodss/
https://www.rebelmouse.com/thetruthaboutfatburningfoodss/
check- buying facebook photo likes
Deixe um comentário