Segredos

Luis de Matos - Thursday, December 08, 2011 - Comentários (1)

Quase tudo aquilo que é segredo para uns é bem conhecido de outros. Segredos de família, segredos de amigos, segredos profissionais ou segredos de estado são quase sempre partilhados por um grupo mais ou menos restrito. E aqueles segredos que nunca teríamos coragem de partilhar com ninguém? Segredos que nos atormentam por não os podermos libertar, segredos absolutamente desinteressantes e insignificantes mas cujo estatuto de segredo lhes confere uma importância que nem sequer merecem. O que fazer com esses?

Finalmente temos à nossa disposição um processo que permite não ter que carregar connosco informação que não temos coragem de partilhar com os mais próximos mas cuja pressão da sua presença na nossa consciência seria bom aliviar. Falo-vos de um verdadeiro confessionário dos tempos modernos, sem julgamentos ou sermões associados.

PostSecret é um projecto artístico à escala global, criado por Frank Warren, através do qual todos podemos, anonimamente, ver-nos livres de alguns segredos. Sem quaisquer restrições, somos convidados a fazer um postal caseiro onde, escrevendo, pintando, cortando ou colando, possamos retratar o segredo que gostaríamos de partilhar. Tudo é feito anonimamente na internet. O resultado é tão surpreendente que já vários livros se publicaram com os conteúdos enviados e várias exposições itineraram por grandes museus de arte contemporânea espalhados um pouco por todo o mundo.

Tudo se encontra no postsecret.com. O rapaz que usa soutien sem que ninguém saiba ou a pessoa que foi diagnosticada com HIV e guarda disso segredo. Tudo por lá se pode encontrar. Desde exemplos de conduta sexual duvidosa até actividades criminosas, de confissões de desejos secretos a hábitos embaraçosos, e, claro, milhares de outros que simplesmente revelam esperanças e sonhos secretos por concretizar.

Uma única restrição é feita sobre o conteúdo do segredo… ser totalmente verdadeiro e nunca antes ter sido revelado. Frank Warren afirma que os reveladores “cartões postais” têm poderes terapêuticos para quem os escreve e são inspiradores para aqueles que os lêem, dando-lhes não só a oportunidade de se identificarem com o segredo de alguém, e assim acabarem por integrar uma comunidade anónima de aceitação, mas, sobretudo, acabarem por se sentir menos “estranhos”.

“Uma boa solução para as coisas que não podemos contar a ninguém…”

Comentários (1)
Helena Silva commented on 23-Jan-2012 09:38 AM
Uma vez, uma senhora perguntou-me: Sabe qual é o segredo da pizza?... É o queijo! Na minha opinião, os segredos estão sempre bem á vista para as pessoas mais atentas. Maior parte do tempo, andamos todos cegos. Ou preferimos andar cegos. Mas lá diz o ditado:
Quem tem olho, é Rei! Um grande Bem-Haja Luís de Matos

Deixe um comentário




Captcha Image