UAU!!!

Luis de Matos - Thursday, August 02, 2012 - Comentários (3)

No dia do espectáculo de abertura dos Jogos Olímpicos, 27 de Julho, outro grande acontecimento mundial tinha o seu início. Tratava-se, contudo, de um acontecimento não destinado às grandes massas e que, apesar de global, acontecia “à porta fechada”. Refiro-me a uma conferência transmitida em directo para 74 países do mundo, ao longo de três dias, protagonizada pelos melhores entre os melhores de uma área artísitica muito específica, reunidos num canto do mundo e, através da internet, globalmente disponíveis para mais de 2.000 profissionais. Até aqui, nada de surpreendente.

Imaginemos agora que o local a partir do qual a referida conferência se realizou não era Nova Iorque ou Tóquio mas que, para grande alegria nossa, acontecia em Portugal. Mais difícil de imaginar seria o facto de que, caso acontecesse em Portugal, não fosse Lisboa a cidade anfitriã. Pois é, o acontecimento a que me refiro aconteceu na Vila de Ansião pelo terceiro ano consecutivo! Em directo a partir do Estúdio 33, os melhores mágicos do mundo partlharam criatividade, conhecimento, experiência e visão.

Para melhor entender o impacto da EMC2012 (Essential Magic Conference), basta fazer uma qualquer pesquisa rápida na internet com palavras como “@EMConference”, “#emc2012” ou simplesmente “Essential Magic Conference”. Os resultados são difíceis de acreditar mas ilustram o impacto de um simples sonho que magicamente se tornou realidade. No primeiro ano, a EMC foi apelidada de “Extraordinária”, no Segundo classificaram-na de “Épica” e, por fim, no terceiro ano, a palavra unânime de quem a ela assistiu pelo mundo fora foi de “nuclear”. A Essential Magic Conference escreveu três páginas da história da magia que jamais poderão ser apagadas. Páginas que marcaram um marco absolutamente único de uma história tão longa quanto a da humanidade.

No final de 9 sessões absoluatmente incríveis, de 27 a 29 de Julho, foi altura de surpreender não só quem acompanhava o evento através da internet mas também aqueles que, dos quatro cantos do mundo, se reuniram em Ansião. A fórmula parece simples mas o que a tornou real foi a amizade, a arte e a generosidade de mais de 100 músicos que, no final da EMC2012, no exterior do Estúdio 33, em Ansião, interpretaram, em directo, para 74 países espalhados pelos 5 continentes, interpretaram o tema “ALEGRIA” de David Benoit. Foi absolutamente épico, e por isso enorme agradecimento à Filarmónia de Santa Celília (Ansião) e à Sociedade Filarmónica Santa Filomena. Parabéns a todos quantos fizeram a EMC2012. Obrigado eterno à equipa que generosa e fielmente me acompanha nestas loucuras.

Na foto a que o código abaixo nos encaminha podemos ver alguém que, tendo sido convidado para a abertura dos Jogos Olímpicos 2012 não deixou de consigo levar o seu computador portátil e simultaneamente assistir ao que naquele momento, em directo, acontecia em Ansião durante a Essential Magic Conference.

“As ideias não têm que confinar-se à geografia…”

Comentários (3)
Pedro Miguel commented on 02-Dec-2012 11:22 AM
Muitos Parabéns, caro Luís de Matos!
Anonymous commented on 13-Jul-2013 04:44 AM
It’s really a cool and helpful piece of information.
I’m happy that you just shared this useful info
with us. Please keep us informed just like this. Thank you for sharing.
automatic dog feeder
Bryce commented on 11-Dec-2013 08:49 PM


Also visit my blog post :: carpet cleaning calgary

Deixe um comentário




Captcha Image